Imóveis em Olinda – Apartamentos, casas e terrenos

28/02/2020

Muitas pessoas se interessam em comprar ou alugar imóveis, principalmente apartamentos, casas e terrenos. Geralmente a procura maior é em relação aos apartamentos, isso devido à praticidade geralmente oferecida pela infraestrutura de cada empreendimento, dependendo de cada caso.

A partir de 2014, com o início do desaquecimento do mercado imobiliário, os lançamentos de novos empreendimentos começaram desaparecer, ou melhor, os incorporadores começaram evitar lançar novos empreendimentos para não correrem o risco de ficarem "encalhados" e, consequentemente, arcarem prejuízos.

A partir do segundo semestre de 2019, bem lentamente, começaram aparecer alguns lançamentos imobiliários na Região Metropolitana do Recife, isso devido a uma lenta e gradativa melhora da economia do País, redução dos juros nos financiamentos bancários devido concorrência entre os agentes financeiros.

Em Olinda, Pernambuco, poucos lançamentos foram iniciados e, mesmo assim, já é um bom sinal do início da recuperação da construção civil. Geralmente quem compra imóveis em Olinda é porque tem alguma ligação com o Município, seja afetivo, por trabalho ou devido a parentes que residem na localidade.

Há também procura por casas para compra ou locação, principalmente casas isoladas, que geralmente são imóveis usados. Já no caso de novos condomínios de casas residências, não existem muitas ofertas em locais mais nobres do município.

Com relação ao terrenos, também há uma procura razoável, entretanto, sem muitas ofertas boas e com preço atrativos nos locais mais nobres: Casa Caiada, Bairro Novo e Jardim Atlântico.

A maioria das pessoas que compram imóveis, preferem, ou só podem comprar através de financiamento bancário. Pagam com recursos próprios em torno de 20% do valor do bem, e o restante através de financiamento ou consórcio. Todavia, muitos imóveis, principalmente casas isoladas estão irregulares na parte documental e, consequentemente, inviabiliza qualquer financiamento por parte dos bancos.