A má-fé de alguns empresários do mercado imobiliário

22/02/2020

Creio que você já viu um anúncio do tipo que diz: "visite apartamento decorado". Muito bem. Você sabia que em muitos empreendimentos o próprio apartamento decorado é em si enganoso? Incorporadores, construtores, arquitetos e decoradores elaboram apartamentos para exposição aos propensos adquirentes no intuito de atrair vendas. Geralmente são apartamentos com áreas privativas reduzidas, com dois ou três quartos. O consumidor olha e fica encantado com a decoração, tendo impressão que os móveis se encaixarão direitinho futuramente.

Na verdade, na maioria das vezes, os móveis estão abaixo da medida padrão do mercado. Quando o empreendimento fica pronto, quando o consumidor adquire o habite-se e entra no apartamento, percebe que os seus móveis não cabem nos cômodos. Terá que fazer adequações inesperadas para poder morar no bem tão sonhado.

E a questão da vaga de garagem? Muitos consumidores não têm o costume de averiguar a vaga de garagem como deveria. Olham a planta do projeto arquitetônico, mas não atentam para as medidas mínimas para que se possa colocar o automóvel.

Em Recife e Olinda/PE, por exemplo, as medidas mínimas são:
LARGURA DA VAGA 2,20 m; COMPRIMENTO DA VAGA 5,50 m
LARGURA DA CIRCULAÇÃO:Sentido único = vaga paralela 3,50m; a 90 graus 4,50 m; a 60 graus 4,00 m; a 45 graus 3,50 m; a 30 graus 2,50 m.
Sentido duplo= vaga paralela 5,40 m; a 90 graus 5,40 m; a 60 graus 5,40 m; a 45 graus 5,40 m; a 30 graus 5,40 m.

Na hora de comprar seu imóvel, aconselhamos procurar a assessoria de um profissional corretor de imóveis qualificado. Quando a pessoa negocia diretamente com a incorporadora/construtora, esse, é óbvio, não lhe apresentará detalhes negativos do empreendimento. O corretor de imóveis tem todo o mercado à sua disposição, e deverá atender e orientar os clientes a respeitos de todos os detalhes dos empreendimentos.